Pensando no título desse texto, lembrei desta cena de Pica-Pau que tudo tem a ver com a tiragem deste mês. O Pica-Pau é a Temperança, o Guarda é o Carro 😄
Março, ou Martius, é o primeiro mês do extinto calendário romano, dedicado a Marte: deus da guerra e guardião da agricultura para o povo deste antigo império. É também o mês do signo de Áries, regido por planeta nomeado em homenagem a este deus e, portanto, também primeiro mês de um ano astrológico. Acompanhe meu instagram, pois neste fim de semana sairá carrossel sobre Áries na série Labours of the Months (Trabalhos do Mês).
Bom. Passada esta pequena introdução, vamos às cartas.
Energia do mês de março
Julgamento — Temperança — Carro // Fundo do deck1: Papa
O que se anuncia é um período de dosagem, que leva as coisas a andarem. Curioso, não é mesmo? O Carro, veloz, que necessita da Temperança para avançar. Isto é porque não adianta ter o pé no acelerador, se você está numa pista lotada a 50km/h. Não adianta o cocheiro chicotear os cavalos, se à frente deles há um tronco caído.
Temperar a vida é um ato de amadurecimento: dosar bem as palavras, as atitudes, os movimentos do corpo. Se você corre com uma bacia cheia d’água, vai acabar se molhando, e com isso, perdendo parte do líquido que deveria ser preservado na viagem.
Em sua pioneira Ética das Virtudes, Aristóteles — também citado hoje pela
, penso que ele quis se revelar, talvez como o Papa destes dois jogos — teorizou a Temperança. Veja, as virtudes não são meramente um “impedimento cristão colonizador”. São conceitos a serem pensados, elaborados, experienciados por toda a humanidade, há milhares de anos.And so the appetites of the temperate man should be in harmony with his reason; for the aim of both is that which is noble: the temperate man desires what he ought, and as he ought, and when he ought; and this again is what reason prescribes. This, then, may be taken as an account of temperance.
Então os apetites do homem moderado2 devem estar em harmonia com sua razão; pois o objetivo de ambos é aquilo que é nobre: o homem moderado deseja o que ele deve, como deve e quando deve; e isto novamente é o que a razão prescreve. Isto, então, pode ser tomado como uma análise da Temperança.
— Aristóteles3
Se você avança demais numa situação que pede Tempo, ou insiste demais em busca da atitude do outro, só vai atravancar mais a situação, causando aborrecimento e perdas.
Ontem vi um vídeo em que a BBC entrevistou duas senhoras vitorianas. Num dos comentários, foi dito de uma mulher que, antes de a família adquirir a novidade da época — o Carro—, dependia de charrete. Se a estrada era muito sinuosa, ela simplesmente descia e caminhava, porque a charrete lhe dava enjoo.
Essa necessidade de moderação é exigida a partir de uma esfera maior. Julgamento é uma palavra que parece aterradora e causa confronto (nem sempre com a maturidade requerida pela Temperança), quando é simplesmente a representação de uma passagem do Apocalipse. Apocalipse significa Revelação.
Portanto, não os temais, porque não há nada encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se.
Mateus 10:26
As coisas se revelam com o Tempo de maturação, não se enxerga nem compreende o caminho (compreender no sentido de entender e de apreender) quando você simplesmente avança, com desvario. A paisagem que te rodeia vira um borrão incompreensível.
disse para ter Fé no processo e é isso: o caminho já é o Destino sendo revelado, desenhado, maturado. Aqui se pede qualidade de avanço. Persistência pela fluidez, para as coisas seguirem um ritmo contínuo, sem paradas bruscas, perdas, acidentes ou desvios.Essa continuidade se dá devagar, suave e progressiva, porque
[DE]+VACARE
latim
Estar desocupado, ter Tempo para fazer algo lentamente.
É possível pensar que o Julgamento é o guarda de trânsito, que te intima a seguir as placas no caminho, a fim de que você não se machuque, não tenha prejuízos, ou receba uma multa.
Festina lente
Já ouviu falar? Aprendi com uma consulente que estuda Aldus Manutius, quando citei a Temperança em sua cruz celta. É um oximoro latino que significa “apressa-te devagar”. É atribuído ao imperador Augusto, que nomeia outro mês nosso. Bom, não darei detalhes aqui, mas sim no Estúdio São Jerônimo, onde sou encadernadora e gravurista, e pesquiso a história da escrita.
Siga minha outra newsletter!
Recomendações
Falei de Áries, mas Março quase todo compreende o signo de Peixes. Para quem for pisciano de Sol, meus parabéns! Eu sou de ascendente. A Linoca do
fez uma leitura bônus para aniversariantes, que está sensacional, e combina com esta previsão.A
perguntou quem seria o Papa do leitor. Eu ontem fui dormir pensando em criar um texto hoje e, ao acordar, me deparei com o dela. Quase desisti do meu, mas o texto dela me fez pensar em comunhão. Comungamos da mesma profissão, afinal. E acho que ela foi meu Papa, porque hoje aprendi bastante com o texto abaixo. A sincronicidade atestou isso quando pesquisei Temperança e apareceu o mesmo Aristóteles que ela também citou. Um Papa nosso.Deck: Tarô da Harmonia / Harmonious Tarot. Compre pelo meu link de associada!
Preferi traduzir escolhendo “moderado” no lugar de “temperado”, para ficar mais próximo em entendimento, mas são sinônimos.
Ética a Nicômaco. Livro III Cap. 12.
Tão grande é a sensibilidade do seu texto que me traz várias reflexões para este março. Me pego agora pensando que o Carro e a Temperança são o 7 e o 14, e quem já andou o dobro da jornada tem experiência suficiente para incluir a moderação nas suas andanças. Talvez a proposta seja ser um pouco Mr Wheeler e um pouco Mr Walker (um pouco disso e um pouco daquilo, como diria a nossa figura alada), mas sempre pagando os preços. Roberto da Matta, um dos Papas da antropologia, escreveu uma vez sobre os comportamentos no trânsito dizendo que ele em si não transforma as pessoas, mas as revela como elas são (apocalípticas, no mínimo). Eu amei o seu texto. Obrigada por me ensinar tanto e por me fazer gargalhar com o melhor de todos, que é, sem discussão, o Pateta.
Uma honra ser citada por você amiga. Esse texto está um deleite. Simplesmente as energias se costuram. A previsão da Marcela, junto com a sua, me fazem pensar em outros caminhos que preciso tomar para chegar no mesmo lugar. A leitura que fiz para Câncer, que ainda não está disponível no canal, fala sobre o Tempo. Creio que fará sentido também. A vida pede c(alma). Seria bom, observar como as coisas se desenrolam nas entrelinhas da vida. Obrigada por esse presente 💖